Qual Método Contraceptivo é mais eficaz?

Muitas mulheres pensam que a pílula anticoncepcional hormonal oral é a maneira mais segura e melhor que existe para evitar uma gravidez indesejada, apesar dos efeitos adversos associados ao seu uso.

Uma ótima alternativa é o Implante subdérmico hormonal. 

Ele é um método anticoncepcional hormonal composto somente de 1 hormônio derivado da progesterona. É considerado assim como o DIU hormonal e o DIU de Cobre, como contraceptivos reversíveis de longa duração (LARC), por neste caso agir por até 3 anos.

O Implante subdérmico hormonal apresenta eficácia contraceptiva máxima sendo mais seguro que a Ligadura das Trompas Uterinas e similar ou maior eficácia que a Vasectomia no homem. É fácil de inserir e de remover.

O Implante subdérmico hormonal apresenta benefícios adicionais, além da contracepção, sendo indicado também para uso em ADOLESCENTES e MULHERES VIRGENS, melhora sintomas de CÓLICAS MENSTRUAIS, reduz ou corta o Fluxo menstrual (melhora Anemia), trata a TPM (Tensão Pré-menstrual), alivia a ENDOMETRIOSE e melhora a Dor pélvica crônica. Pode ser utilizado no período de AMAMENTAÇÃO e no pós-parto.

O Implante subdérmico hormonal tem algum efeito colateral?

Como todo método hormonal apresenta algum efeito colateral, sendo o mais frequente o sangramento uterino irregular (escape de sangue). É indicado para quem esquece ou não se adapta ao uso das pílulas hormonais diárias.

O Implante subdérmico hormonal é um bastão de 4cm de comprimento por 2mm de largura, semelhante a um palito de fósforo. É implantado no antebraço pouco abaixo da pele (subdérmico) a nível ambulatorial/consultório através de um aplicador sob efeito de anestesia local.

O procedimento dura poucos minutos, com leve desconforto local. Após cerca de 3 a 6 meses da inserção, um terço das usuárias não terão mais menstruação por até 3 anos de uso. Este método apresenta poucos efeitos adversos como dor de cabeça, acne, dor mamária leve e labilidade emocional.

Leia  Quais são os tipos de DIU para não engravidar?

Haverá portanto, uma mudança (desejável) no padrão de sangramento menstrual com tendência à ausência da menstruação. O Implante subdérmico hormonal portanto, garante à sua usuária mais SEGURANÇA, altas taxas de SATISFAÇÃO e continuidade de uso.

Se gostou, compartilhe!
Exclusivo para agendar consultas!