Menopausa e Climatério, como lidar com essa fase

O que é?

Tem o nome de menopausa e climatério o período fisiológico da vida da mulher que se inicia após a última menstruação e passado um ano desta. Haverá a ausência dos ciclos menstruais em decorrência da falência ovariana. Ela é um evento que ocorre apenas dentro do período do climatério, este que começa após os 40 anos de idade.

Portanto, o início da menopausa só pode ser considerado um ano após o último fluxo menstrual, ocorrendo geralmente em torno dos 48 aos 52 anos de idade.

Considera-se menopausa precoce ou falência ovariana prematura quando ela acontece antes dos 40 anos de idade. Nesta situação devem ser investigadas e tratadas as possíveis causas, havendo indicação e necessidade de reposição hormonal para assim evitar consequências futuras.

Sintomas da menopausa e climatério

Os sintomas mais frequentes da menopausa, além do atraso/ausência menstrual são ondas de calor (fogachos) ocorrendo em cerca 70% das mulheres, acompanhadas de transpiração, e sudorese noturna prejudicando o sono.

Ocorrem também tonturas e palpitações, depressão ou irritabilidade, atrofia dos órgãos sexuais, causando coceira e secura da mucosa vaginal. Pode gerar desconforto durante as relações sexuais, há tendência a corrimentos, diminuição da libido, diminuição do volume e da firmeza das mamas.

Há a alteração da elasticidade da pele, alteração do sono ou insônia, dores articulares. Ocorre a progressiva diminuição da densidade mineral óssea, com ossos mais frágeis levando à osteopenia e até osteoporose, com risco de fraturas.

Há como prevenir a menopausa e o climatério?

Recebemos pacientes com a intenção de prevenir a menopausa, mas na realidade trata-se de um evento natural, onde devemos sim procurar amenizar as consequências e complicações. Há um aumento do risco de doenças cardiovasculares, elevação das taxas de colesterol, atrofia dos órgãos genitais, osteopenia-osteoporose-fraturas ósseas.

Leia  A Fertilidade na Mulher e no Homem

Com esta finalidade, recomenda-se que a mulher mantenha dieta saudável rica em cálcio, se exponha ao sol para aumentar a vitamina D e o metabolismo ósseo. A prática regular de exercícios também é recomendada, assim como evitar o fumo e abusar de bebidas alcoólicas. Faça exames preventivos no cardiologista.

O fim da vida reprodutiva

O climatério representa a transição da vida reprodutiva para a não fértil, com a alteração/diminuição dos níveis hormonais ocorrendo em todas as mulheres ao redor dos 40 anos em diante. Neste período é que ocorre a pré-menopausa, perimenopausa e pós-menopausa.

Nesta etapa da vida, após os 40 anos, é necessário intensificar os cuidados com a prevenção de câncer ginecológico, principalmente realizando o exame de mamografia, assim como passar em consulta ginecológica regularmente.

Se gostou, compartilhe!
Exclusivo para agendar consultas!