Telefone (11) 3044-2853

TPM

O que é a TPM?

A TPM, ou tensão pré-menstrual, ou melhor, a Síndrome Pré-Menstrual, é um conjunto de sinais e sintomas físico-comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual. Costuma cessar após descer a menstruação, estando diretamente relacionada a um desequilíbrio na produção dos hormônios femininos.

Os sintomas variam de mulher para mulher, de acordo com estado emocional vigente e mesmo com os ciclos menstruais, podendo ser suaves, não interferindo com as atividades habituais, ou tão severos que interfiram/impossibilitem a vida cotidiana, causando até problemas no trabalho e/ou na vida conjugal e familiar.

Pode ocorrer retenção de líquidos, distensão abdominal, inchaço e dor mamária, irritação, depressão, crises de choro, tristeza, entre outros. Caso os sintomas persistam após o término da menstruação, pode não se tratar da Síndrome Pré-Menstrual e outras patologias devem ser investigadas.

A TPM deve ser levada a sério

Por se tratar de uma alteração crônica recidivante, este transtorno tem grande importância na vida de uma mulher e consequentemente deve ser valorizado e tratado adequadamente logo que possível.

O tratamento vai depender do tipo e da severidade dos sintomas, se físicos ou emocionais, focando sempre naquilo que tiver mais intensidade. Muitas vezes será necessário associar mais que um medicamento até obter uma resposta satisfatória. Nas medidas propostas incluem-se modificações alimentares e comportamentais, dieta, atividade física, tratamentos com medicamentos, uso de pílula anticoncepcional e até psicoterapia quando necessário.