Telefone (11) 3044-2853

Quando devo fazer o teste de gravidez?

teste de gravidez

Será que estou grávida? A possibilidade de se tornar mãe provoca muita ansiedade nas mulheres. Para acabar de vez com a dúvida, a melhor maneira é mesmo realizado um teste de gravidez.

Antes de sair correndo para a farmácia ou para o laboratório, no entanto, é importante ficar atenta a alguns sinais que o corpo costuma dar quando uma nova vida está a  caminho.

No artigo de hoje, você vai entender melhor quando pedir um teste de gravidez. Além disso, poderá esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

Quais são os sintomas que podem recomendar um teste de gravidez?

Você poderá fazer um teste de gravidez sempre que notar algumas mudanças no seu corpo que podem indicar a gestação ou mesmo se quiser afastar a ansiedade rapidamente. Saiba quais são os sinais e sintomas mais comuns de gravidez:

  • menstruação atrasada , a condição inicial mais freqüente e importante;
  • aumento da sensibilidade e do volume dos seios;
  • aumento da quantidade da saliva, também chamado de sialorreia;
  • sensação de fraqueza e tontura;
  • náuseas e vômitos a qualquer hora;
  • cansaço, lentidão e sonolência excessiva, mesmo durante o dia;
  • aumento da secreção vaginal com piora de corrimentos;
  • maior emotividade e sensibilidade incomum, exagerada;
  • aumento de freqüência da necessidade de urinar;
  • tendência à retenção de gases com crescimento do volume abdominal;
  • sensação dolorosa pélvica semelhante à cólica menstrual;
  • rejeição a algumas coisas (comidas, bebidas, cheiros, cigarro, etc.) e desejo grande de outras.

Quando o atraso menstrual é um sinal de gravidez?

Considera-se como atraso menstrual significativo aquele que superar 10 dias, em média, para mulheres com ciclos regulares e com intervalos entre 28 e 30 dias.

Se você tem ciclos menstruais irregulares e intervalos longos entre eles, somente o atraso não é um sintoma confiável e seguro. Isso porque a demora na chegada da menstruação pode ter outras causas, como o estresse, as alterações hormonais, a obesidade, a suspensão do uso da pílula e o aleitamento.

A partir de que momento posso fazer o teste de gravidez?

Quem tem ciclos regulares pode fazer o teste de gravidez após 5 a 7 dias de atraso. Os exames determinam a presença no sangue ou urina do hormônio Beta HCG, que é produzido em maior quantidade durante a gestação.

O teste de urina, geralmente vendido em farmácias e supermercados, é bastante confiável. Um resultado positivo nesse tipo de exame significa que sim, você está grávida! Nesse caso, realmente não há necessidade de refazer o teste de urina e nem mesmo pedir um exame de sangue.

No entanto, se o teste de urina tiver resultado negativo e você seguir suspeitando de que está grávida, é importante repeti-lo após 2 ou 3 dias. O ideal é fazer o exame com a primeira urina da manhã. Outra alternativa é realizar um exame de sangue, que oferece 100% de confiabilidade.

Geralmente, o exame pode detectar a gestação após atraso menstrual de 1 a 5 dias. No caso do exame de sangue, o diagnóstico é mais precoce, e pode ocorrer já 1 dia após o atraso menstrual.

O teste de gravidez deu positivo, e agora?

Se você descobriu que está grávida, é importante marcar uma consulta o mais rápido possível com um médico obstetra. A medida é importante para que o profissional possa avaliar suas condições de saúde e a do bebê.

Caso você não esteja utilizando ácido fólico, ele deverá recomendar a suplementação, que será mantida até o terceiro mês de gestação. Além disso, o obstetra deverá solicitar uma série de exames, como de sangue, urina e principalmente a primeira ultrassonografia, nesse caso chamada de ultrassom obstétrico transvaginal.

O exame vai verificar se o feto está em perfeitas condições de saúde e se a evolução da sua gestação está transcorrendo normalmente, iniciando o pré-natal.

Outros cuidados importantes

Ao descobrir a gravidez, também é importante que você inicie — ou mantenha — uma bateria de cuidados com a sua pele. Não abra mão do hidratante, que ajuda a preservar a elasticidade, e do protetor solar, que atua na prevenção contra o surgimento de manchas.

Também não se esqueça de fazer uso regular do repelente, para evitar doenças como o zika vírus, que pode provocar malformações graves no feto, como a microcefalia.

Outra medida importante é dar uma atenção especial à sua alimentação. Invista em uma dieta saudável e equilibrada. Faça pequenas refeições com intervalos curtos de tempo, beba bastante água e esqueça o mito de que, durante a gravidez, é necessário comer dobrado.

Embora em algumas etapas da gestação um acréscimo calórico se faz necessário, mas isso não significa cometer excessos durante toda a gravidez. É importante evitar, em qualquer etapa, o consumo excessivo de gordura, açúcar e farinha branca. Além disso, é claro,  a gestante não deve consumir bebidas alcoólicas, tabaco ou drogas.

E por último, mas não menos importante, não use qualquer tipo de medicamento sem prescrição médica. Mesmo remédios aparentemente inofensivos e que você já estava habituada a tomar devem ser avaliados e liberados pelo obstetra. Dessa maneira, você garante que a gravidez transcorra de maneira tranquila e saudável e pode evitar eventuais complicações.

Estou sentindo muitas cólicas e tenho sangramentos. Devo me preocupar?

Não é incomum que a gravidez provoque cólicas similares às que antecedem o período menstrual. No entanto, não é necessário que você se assuste com o sintoma. Geralmente, elas são provocadas pelo crescimento do útero para acomodar a nova vida e não indicam qualquer problema na gestação.

Outro sintoma que costuma preocupar as futuras mamães é o sangramento via vaginal. Nesse caso, porém, é importante estar atenta. O sintoma pode ser um indicativo de aborto espontâneo, que acontece em cerca de 10% das gestações.

Por isso, se você notar qualquer tipo de sangramento após detectada a gravidez, procure rapidamente o seu médico. Contar com o suporte imediato de profissionais especializados pode prevenir complicações graves e ajudar garantir a sua saúde e a do bebê em qualquer etapa da gestação.

Gostou de entender melhor quando você deve fazer o teste de gravidez? Então que tal compartilhar o artigo em suas redes sociais para garantir que outras mulheres tenham acesso a informação sobre o assunto?

Se você quiser saber mais sobre o momento ideal para fazer o teste de gravidez, assista agora mesmo o vídeo abaixo e tire todas as suas dúvidas!