Telefone (11) 3044-2853

Preparação para o parto

A prévia preparação para o parto

Vivemos uma nova era de atualização de conceitos e atitudes, com restrição de alguns procedimentos médicos, onde é necessário ter ao mesmo tempo um planejamento e um modelo “alternativo” baseado fundamentalmente na Preparação para o Parto.  Recentemente, existe uma tendência de se evitar realizar a Episiotomia (corte no períneo) que não pode ser utilizada de forma rotineira, mas apenas em situações seletivas, como ocorre por exemplo no parto operatório (utilizando fórcipe ou vácuo-extrator), para assim, caminharmos em direção a um parto natural, normal.

Começando pelo fortalecimento muscular

É neste momento que entra a necessidade de se realizar um novo tipo de preparação prévia da futura mamãe, para o nascimento do seu bebê, de modo a abranger também o conhecimento e fortalecimento do assoalho pélvico e da musculatura perineal, tanto quanto da musculatura abdominal, através de exercícios apropriados, tendo como exemplo o Pilates.

Avaliação com a fisioterapeuta

A gestante no terceiro trimestre poderá ser encaminhada para uma avaliação do tipo e condições do seu períneo, fazendo uma consulta e seguimento com uma fisioterapeuta especializada.

Epi-No e massagem perineal

Poderão ser indicados exercícios e massagem perineal, além do treinamento para o parto normal como com a utilização de um dispositivo apropriado chamado Epi-No, que auxilia na maior flexibilidade e força da musculatura vaginal.

Parto sem episiotomia

Tudo isso poderá acarretar a menor necessidade de realização de uma Episiotomia, assim como diminuir consideravelmente a rotura perineal no nascimento, auxiliando na recuperação pos-parto.

Finalmente, como consequência de todo a preparação para o parto,  realizada junto com seu médico obstetra, num trabalho de equipe, acarretará uma maior possibilidade de satisfação e felicidade na grande jornada de dar à luz e de tornar-se mãe!