Telefone (11) 3044-2853

Pré-natal

O cronograma do Pré-Natal

Dá-se o nome de pré-natal às consultas programadas e agendadas segundo uma rotina, realizadas pela gestante com o médico ou a equipe de saúde, tendo como meta principal orientar e monitorar a evolução da gravidez, preparação adequada para o parto, aleitamento materno e cuidados com o futuro bebê.

O controle pré-natal visa assegurar que a gestação termine com um parto adequado e seguro, sem prejuízos à saúde da mãe e um “recém-nascido saudável”.

Objetivos da assistência pré-natal

1) Prevenir, detectar e tratar doenças maternas, complicações da gravidez, garantindo a vigilância do crescimento e vitalidade do seu bebê.
2) Instruir sobre a gravidez, trabalho de parto, parto e o atendimento ao recém-nascido.
3) Promover um adequado “suporte psicológico e multiprofissional” para você, seu companheiro, outros filhos e família, especialmente na primeira gestação.

Idealmente o pré-natal deve começar na época do desejo e decisão de engravidar, com uma consulta médica prévia para avaliação e orientação dos riscos e “cuidados pré-gestacionais”. Caso isso não ocorra será importante que você o inicie, o mais precocemente possível, dentro do primeiro trimestre, com retorno periódico contínuo até o final da gravidez, além de realizar os exames laboratoriais e ultrassonográficos obrigatórios.

Você deve ser assistida e receber atenção, orientações e cuidados de forma completa, visando tanto à parte física como à psicológica.
Sempre que possível leve seu esposo, companheiro ou outro familiar junto nas consultas. A participação do seu parceiro e futuro papai em todo este processo será de fundamental importância.

Exames de rotina do pré-natal

Exames de sangue:
• Hemograma completo; tipagem sangüínea e fator Rh; teste de Coombs indireto nas mulheres Rh negativo (repetido a cada 3 meses); glicemia de jejum; teste simplificado de tolerância à glicose oral; sorologia para sífilis (VDRL); sorologia para toxoplasmose; sorologia para rubéola; sorologia para hepatite B (HBsAg); sorologia para HIV; sorologia para hepatite C (HCV)

Exames de urina
• Urina tipo I; urocultura com antibiograma; exame parasitológico de fezes; exame preventivo do colo uterino (Papanicolaou); exame de conteúdo vaginal (bacterioscopia), se houver indicação clínica

Ultrassonografia obstétrica
Ultrassonografia morfológica fetal do primeiro e do segundo trimestre

Aproveite as consultas de pré-natal para tirar todas as suas dúvidas e esclarecer seus questionamentos. Durante as várias fases da gravidez e no seu dia-a-dia surgirão múltiplas indagações. Anote-as para levá-las sempre à sua consulta médica. Por vezes o seu próprio obstetra também não conseguirá explicar-lhe o porquê de tudo, mas poderá acalmá-la tranquilizando-a.