Telefone (11) 3044-2853

Período fértil, saiba avaliar

Maneiras de se calcular o período fértil

Considera-se como período fértil na mulher o intervalo no qual a ovulação vai ocorrer. Este período compreende aproximadamente 5 dias antes e 5 dias depois do dia provável ovulatório, ou seja, duração média de 10 dias ao mês. Como o mês tem 30 dias, podemos dividi-lo em 3 etapas de 10 dias cada. Então o período fértil estará compreendido nos 10 dias do meio.

Na mulher com ciclos menstruais regulares com intervalo em torno de 28/30 dias, a ovulação e dia mais fértil tende a ocorrer aproximadamente na metade do ciclo, ou seja, por volta do 14º/15º dia do ciclo. O ovulo sobrevive cerca de 24h na trompa após a ovulação aguardando a chegada do espermatozoide para fecundação.

A ovulação então ocorre somente uma vez ao mês e a chance de gravidez por cada ciclo dura apenas 24h. Os espermatozoides ejaculados na relação sexual que alcançam as trompas uterinas tem sobrevivência média de 48 até 72h neste local.

Uma vez estimado o período fértil em cada mulher, se recomenda caso o casal queira engravidar, para manter relações sexuais com ejaculação durante esta fase, cerca de 10 dias, com frequência de 3 vezes por semana, ou dia sim dia não. Ter relação todos os dias neste período não aumenta a possibilidade de obter a gravidez.

Ao contrario, na hipótese de não querer gravidez, então a relação sexual deverá ser evitada neste período fértil ao redor dos 10º aos 20º dia do inicio ciclo menstrual.

Período fértil na mulher de ciclo regular

Clinicamente, uma mulher que tem sempre ciclos menstruais mensais bem regulares provavelmente está ovulando e supostamente fértil. Já se a menstruação é muito desregulada ou não vem todo mês frequentemente isto estará associado à anovulacao.

No período fértil ocorre um aumento progressivo da umidade vaginal devido a produção pelo colo uterino do muco cervical com consistência espessa elástica pegajosa (diferente que corrimento). O dia da ovulação será o mais molhado para depois voltar ao normal.

Algumas mulheres podem sentir no dia da rotura folicular (ovulação) uma espécie de dor pélvica, um mês de cada lado, conhecida como “dor do meio ou ovulatória”.

Outra maneira de se estimar o dia provável da ovulação será através da ultrassonografia pélvica seriada com a visualização do próprio folículo ovulatório.

Existe também um teste de fertilidade na urina semelhante ao teste de gravidez, mas com 5 tiras, para ser utilizado diariamente desde o inicio do período fértil e assim reconhecer com antecedência de 1 dia a existência e data certa da ovulação.