Telefone (11) 3044-2853

Papanicolau

papanicolau

O que é o papanicolau?

O exame de Papanicolau também chamado de “Colpocitologia Oncótica” é realizado com o objetivo de prevenção do câncer do colo do útero, diagnosticando possíveis alterações no colo uterino e na vagina.

Este exame visa detectar a presença e ausência de células neoplásicas ou sinais de malignidade.

O agente desencadeador do câncer do colo uterino, em mais de 90% dos casos, é a presença, no trato genital inferior, do vírus HPV (papiloma vírus humano), que pode ser diagnosticado neste exame.

No Papanicolaou pode ser visto também se há algum tipo de elemento ou corrimento patológico (anormal), que pode causar infecções, com a necessidade de ser tratado, ou se apenas a flora biológica habitual (fisiológica-normal).

papanicolau-clinica-gravidez-saudavel

Em que condições pode ser realizado?

Existem algumas condições previas para colher este exame: não ter tido relação sexual, não ter feito ducha-lavagem na vagina, não ter aplicado creme vaginal, não estar menstruada.

Recomenda-se repetir o exame anualmente, principalmente em mulheres com atividade sexual presente. Fazendo assim, a mulher estará se prevenindo de uma ocorrência que aparece com frequência por falta de prevenção adequada.