Telefone (11) 3044-2853

Nutrição na Gravidez

Alimentação saudável

É sabido que nutrição na gravidez, através de uma alimentação saudável no período gestacional, é fundamental para uma gravidez bem sucedida e tranqüila. Alimentando-se de forma correta, a futura mamãe terá ganho de peso adequado às recomendações obstétricas e prevenirá deficiências de vitaminas e nutrientes que potencialmente prejudicam o desenvolvimento do bebê, além de favorecer o retorno ao peso habitual no pós parto.

A alimentação da gestante deverá seguir as recomendações da pirâmide dos alimentos, salientando-se a importância do acréscimo de algumas porções para suprir as necessidades aumentadas de nutrientes importantes para a formação e desenvolvimento do bebê e, ainda, garantir o estado nutricional da gestante.

Cada mulher tem sua necessidade

As necessidades protéico-calóricas de uma boa nutrição devem ser adaptadas após minuciosa avaliação nutricional da gestante, tendo em vista fatores como idade, peso pré gestacional, paridade, ganho de peso em outras gestações, atividade física praticada, atividade laboral, entre outros.

As recomendações de alguns nutrientes também aumentam durante a gravidez, pois fazem parte da formação e do crescimento do bebê principalmente cálcio, fósforo, vitamina D,vitaminas do complexo B, em especial B1 e B12, ácido fólico,zinco e ferro.

gravidez-saudavel-nutricionista_adicional

Equilíbrio é sempre o melhor conselho

A alimentação equilibrada ainda é a melhor forma de preservar o estado nutricional da mãe e do bebê. Além de prevenir carências e excessos nutricionais, garantem a manutenção das reservas maternas para boa recuperação no período após o parto e durante o aleitamento. Converse com seu obstetra ou consulte uma nutricionista para uma gravidez saudável e tranqüila

Alimentos essenciais e o ácido fólico

Alguns alimentos merecem atenção especial nesse período, entre estão as frutas frescas, leite, queijos, carnes, verduras, cereais integrais e oleaginosas. São alimentos absolutamente essenciais na dieta da gestante já que esses fornecem boas doses de vitaminas, minerais e fibras. Algumas verduras como o espinafre são excelentes fontes de ferro e ácido fólico que é um nutriente indispensável para a formação do sistema nervoso fetal. Frutas cítricas oferecem grandes quantidades de vitamina C, favorecendo o aumento da absorção de ferro.

A frequência das refeições

É indispensável que se coma ao menos quatro porções diárias desse grupo de alimentos, de preferência crus e, sempre que possível, com casca. Salmão, bacalhau, truta, camarão, mexilhões, ostras - conhecidos como pescados - são uma saborosa e saudável opção ao tradicional franguinho grelhado, especialmente no verão quando compõem pratos leves e saudáveis.

        Enfatizando...

  • Vale lembrar que cada gestante possui uma necessidade nutricional e o estado nutricional pré-gestacional da mulher pode interferir no processo normal da gestação. Gestantes que apresentam uma reserva inadequada de nutrientes, aliada a uma ingestão dietética insuficiente, poderão ter comprometimento do crescimento fetal e, conseqüentemente, do peso ao nascer.

 

Débora de Souza Rosa

CRN-315777

gravidez-saudavel-nutricionista_debora2

Nutricionista


Nutricionista formada pela UMG - Universidade Mogi das Cruzes - 2003
Pós graduação em Nutrição Clínica com ênfase em Doenças Crônicas não Transmissíveis - Centro Universitário São Camilo - 2006
Pós graduação em Nutrição Materno Infantil - Universidade Gama Filho São Paulo - 2008
Passagem por hospitais e maternidades de 2004 à 2009:
Instituto Central do Hospital das Clínicas – ICHC-FMUSP
Complexo Hospital Paulista
Hospital e Maternidade São Camilo – Unidade Pompéia
Fundação da Nutriterapia - Nov. 2009
Co- Autora do livro Fertilidade e Alimentação - Guia alimentar para casais que desejam melhorar ou preservar a Fertilidade – Lançamento Nov. 2012
Curso de Culinária Natural Avançada - Sydney Cooking School - Sydney - Austrália Fev - Abril 2014
Nutricionista Equipe Parto Sem Medo - Junho 2014
Curso Intensivo de Culinária Natural - Natural Gourmet Institute New York City- Agosto 2014
Fundação da Cozinha da Nutri - Nov. 2015

 

Atendimento Particular e Convênio

Atendemos todos os planos de saúde e convênios médicos pelo sistema de REEMBOLSO de honorários médicos, através de consultas e procedimentos ambulatoriais ou hospitalares.

-Especialidades-

Ginecologia

Reprodução Humana

Obstetrícia

Parto Humanizado

Acompanhe a gente nas redes

Objetivo deste portal é ser uma fonte de referência, contendo material de cunho cientifico atualizado
sobre temas e assuntos relevantes de interesse da sociedade para fins educativos