Telefone (11) 3044-2853

Menstruação

O que é a menstrução?

A menstruação é um fenômeno que ocorre mensalmente numa mulher devido à queda acentuada dos hormônios femininos na ausência de gravidez.

Ela tem duração de 2 a 5 dias em media, sangrando em maior quantidade nos 2 primeiros dias e frequentemente acompanhado de cólicas neste período.

A intensidade do fluxo menstrual costuma ser variável dependendo de vários fatores internos e externos, como stress, ansiedade, obesidade, aumento do tamanho do útero devido a miomas ou gestações anteriores, cisto no ovário.

Evite ter relações sexuais durante o período menstrual, pois isso acarreta um considerável aumento do risco de infecções genital.

Quando uma mulher apresenta durante a menstruação um quadro com dor pélvica de forte intensidade, piorando a cada ciclo, então deverá ser investigado se tratar de um caso de Endometriose.

Cuidados durante a menstruação

Procure manter bastante higiene nestes dias e evite usar muito absorvente com abas porque eles podem causar uma irritação e alergia genital devido ao maior atrito.

No caso de ter cólicas menstruais muito dolorosas você poderá tomar medicamentos analgésicos e antiespasmodicos. Para amenizar um fluxo menstrual intenso que também irá piorar a dor poderão ser prescritos antiinflamatorios.

O ciclo menstrual da mulher sofre profunda interferência do sistema nervoso límbico emocional. Sendo assim, uma das maiores causas de alterações menstruais ou hemorrágias são as situações de grande stress psicológico.

São causas comuns de atraso ou ausência da menstruação, uma vez afastada a gravidez, as alterações da tireoide como o hipotireoidismo, o aumento do hormônio prolactina que produz o leite devido a tumores ou medicamentos, quadros de stress emocional, desejo intenso de gravidez, disfunção ovariana.