Telefone (11) 3044-2853

Laparoscopia

O que é?

A laparoscopia (videolaparoscopia) é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado tanto com finalidade diagnóstica, como na infertilidade sem causa aparente (ISCA) ou terapêutica, como para tratamento de fatores uterinos, tuboperitoneais e ovarianos.

Alguns autores não indicam inicialmente a realização da laparoscopia para pesquisa do fator de infertilidade, entendendo que seria melhor tentar antes três ciclos de IA (inseminação artificial).

Laparoscopia como meio de diagnóstico

A laparoscopia é o melhor meio de diagnóstico da endometriose e suas graves consequências, servindo também como tratamento.

Outros procedimentos que poderão ser realizados na videolaparoscopia são a retirada de cistos ovarianos, de miomas, alterações uterinas, distopias genitais, lesão tubária, como a hidrossalpinge, reversão de ligadura tubárea.

Vantagens da videolaparoscopia

As vantagens do procedimento laparoscópico com relação à cirurgia convencional são inúmeras, como proporcionar uma recuperação mais rápida, um menor risco de infecções, deixa menos cicatrizes e aderências, diminui a dor no pós-operatório, causa menos sangramento, reduz os gastos e o tempo de internação hospitalar, proporciona mais segurança e eficácia no diagnóstico e procedimentos terapêuticos.