Telefone (11) 3044-2853

Câncer ginecológico

cancer ginecologico

Onde aparece o câncer ginecológico?

O câncer ginecológico, ou neoplasia maligna, no aparelho genital feminino pode estar localizado no útero, trompas, ovários, vagina, vulva ou mamas. Como todo tumor maligno do organismo o importante é descobrir o problema numa fase inicial da doença permitindo assim um adequado tratamento, recuperação e possibilidade de cura.

O tumor ginecológico mais frequente é o de mama sendo também a segunda causa geral de óbito em mulheres. Só perde para as doenças cardiovasculares que atingem a mulher principalmente após os 50 anos de idade. Portanto, nesta faixa etária, especialmente, será muito importante você cuidar de sua saúde. Deve procurar fazer atividade física regular, ter alimentação saudável, fazer exames clínicos periódicos e preventivos como a mamografia, além auto examinar periodicamente suas mamas.

O fator genético

No Câncer de mama o risco aumenta muito se houver casos na família, de parentes em primeiro grau afetado (mãe, irmã).

O segundo câncer genital de maior frequência na mulher é o do colo uterino, aparecendo em mulheres mais jovens, se comparado com relação ao de mama. Para o diagnóstico e prevenção deste tipo de neoplasia recomenda-se fazer regularmente o exame de Papanicolaou. Assim se poderá detectar a possível presença do vírus HPV (papilomavirus) no trato genital, pois é este o agente desencadeador da neoplasia cervical uterina.

São fatores de risco para o câncer ginecológico: 

Câncer de mama: histórico familiar, idade, ausência de gestações e de aleitamento materno, obesidade. Câncer de útero: obesidade, diabetes. Câncer de colo uterino: início da atividade sexual precoce, múltiplos parceiros, doenças sexualmente transmissíveis principalmente causada pelo vírus HPV.