Telefone (11) 3044-2853

Blog do Dr. Roberto Faria

evitar a gravidez utilizando diu

Evitar a gravidez utilizando DIU

Por mdzero

Evitar a gravidez utilizando DIU Métodos Reversíveis de Longa Duração (LARC) Evitar a gravidez utilizando DIU parece não ser um método tão familiar, pois a falta de conhecimento em como evitar a gravidez não desejada representa um importante problema mundial. Da mesma forma em nosso país, onde cerca de 55% das gestantes brasileiras não queriam…

Saiba mais...
Câncer de mama vença esta batalha

Câncer de Mama – Vença esta batalha

Por Roberto Buenfil de Faria

Quando acontece? O Câncer de Mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o…

Saiba mais...
etapas do parto normal

Etapas do parto normal

Por Gravidez Saudável

Etapas parto normal: primeiros sinais Etapas parto normal: Queda do ventre. Contrações uterinas dolorosas e frequentes. Alterações no colo do útero (dilatação). Saída de sangue ou tampão mucoso pela vagina. Rotura da bolsa d’água.  Clinicamente o parto normal é dividido em quatro períodos: 1o período (da dilatação do colo uterino); 2o período (da expulsão do…

Saiba mais...

Histeroscopia, o que é?

Por Gravidez Saudável

O que é histeroscopia e para que serve? A histeroscopia é um procedimento endoscópico no qual introduzimos uma óptica pelo colo do útero, acoplada a uma câmera com sistema de vídeo. É um método bem tolerado e minimamente invasivo. Deste modo podemos visualizar diretamente tanto o canal do colo como a cavidade do útero, numa…

Saiba mais...

Laparoscopia

Por Gravidez Saudável

O que é? A laparoscopia (videolaparoscopia) é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado tanto com finalidade diagnóstica, como na infertilidade sem causa aparente (ISCA) ou terapêutica, como para tratamento de fatores uterinos, tuboperitoneais e ovarianos. Alguns autores não indicam inicialmente a realização da laparoscopia para pesquisa do fator de infertilidade, entendendo que seria melhor…

Saiba mais...
infertilidade

Infertilidade

Por Gravidez Saudável

O que é? Considera-se infertilidade conjugal quando não surge uma gravidez após um ano de exposição ao coito, em casal sexualmente ativo e sem uso de métodos anticonceptivos. A infertilidade é um problema sério que atinge cerca de 15% dos casais. Uma doença dos órgãos reprodutivos que afeta homens e mulheres, impedindo uma das funções…

Saiba mais...

A Fertilidade na mulher e do Homem

Por Gravidez Saudável

A fertilidade ao longo da vida A fertilidade é a capacidade que um organismo tem de procriar. Ela diminui progressivamente tanto na qualidade como na quantidade dos ovócitos, com o avançar da idade e o envelhecimento ovariano motivo pelo qual o progressivo retardo da concepção, como se verifica principalmente entre as mulheres de países desenvolvidos,…

Saiba mais...

Endometriose

Por Gravidez Saudável

Por que ela acontece? A endometriose é uma doença causada pela presença, encontro, de células do endométrio (tecido que reveste a camada interna do útero) fora do seu local habitual, ou seja, fora da cavidade uterina, causando um processo inflamatório crônico nestes locais anômalos. Não existe ainda uma teoria única que explique esta patologia, mas…

Saiba mais...
congelamento de óvulos

Congelamentos de óvulos e embriões

Por Gravidez Saudável

A reserva ovariana preservada para o futuro O congelamento de óvulos e embriões se tornou possível pelo avança da ciência e da tecnologia. A fertilidade e a reserva ovariana diminuem progressivamente tanto na qualidade como na quantidade dos ovócitos, com o avançar da idade e o envelhecimento ovariano, motivo pelo qual o progressivo retardo da…

Saiba mais...
técnicas de reprodução assistida

Técnicas de reprodução assistida

Por Gravidez Saudável

As diferentes técnicas de reprodução As técnicas de reprodução assistida (RA) englobam as inseminações artificiais (IA) chamada de “baixa” complexidade, ou “in vitro”, a fertilização in vitro (FIV) e todas as suas variantes, chamada de “alta” complexidade. Técnicas de baixa complexidade Nas inseminações artificiais (IA) os espermatozoides são depositados mais comumente na região fúndica da…

Saiba mais...

Acompanhe a gente nas redes

Objetivo deste portal é ser uma fonte de referência, contendo material de cunho cientifico atualizado
sobre temas e assuntos relevantes de interesse da sociedade para fins educativos